Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Mestrado Integrado em Arquitetura 2C


Sistemas de Representação Digital em Arquitetura

Professor Luís Romão
2022/2023

João Lucas

Aula 05


Finalizámos e exercício dos Polígonos, adicionando legenda e algumas cotas relevantes. As linhas de cota e de chamada devem ser desenhadas numa espessura mais fina para não interferirem com o desenho (0.10). Por último, configurámos um .ctb para a criação de um documento final em pdf.




Realizámos um novo exercício de desenho de uma Parábola com a utilização de dois métodos diferentes. Criámos 4 layers: base; pontos; curva1; curva2.

Começámos por criar dois eixos com o comando xline, um horizontal 0,0 e um vertical 0,0. Marcámos o ponto 1,0 e com o comando ddptype alterámos a representação do ponto. De seguida, com o comando offset a uma distância de 1.5 criámos três retas paralelas ao eixo vertical. Desenhámos três círculos de centro no node e de raios: 1.5; 3; 4.5. Na layer dos pontos desenhámos os pontos de interseção das retas com os círculos e marcámos um último ponto 0.5,0.



Apagámos as linhas auxiliares e na layer curva1 com o comando spline indicámos o primeiro ponto em cima e descemos introduzindo os outros pontos, colocando o rato à direita para finalizar o comando e fazer a primeira parábola.

Para o desenho da segunda parábola utilizámos o método da bissetriz. Fizemos uma linha a partir do foco até ao primeiro ponto da parábola e outra linha perpendicular à diretriz vertical. Desenhámos um círculo de centro no primeiro ponto da parábola e com o comando trim apagámos a parte exterior do círculo, ficando com um arco onde foi possível obter o ponto médio que corresponde à bissetriz. Assim, com o comando xline criámos uma linha a passar no primeiro ponto da parábola e no ponto médio do arco, correspondendo à tangente na parábola. Já na layer da curva2 com o comando spline no method cv e degree 2 selecionámos os três pontos (os dois pontos das extremidades da parábola e o ponto de interseção da bissetriz com o eixo horizontal) para fazer a segunda parábola. A curva cian e a curva magenta são ligeiramente diferentes mas passam nos pontos.




Com a segunda parábola fizemos uma cópia para a direita no alinhamento do eixo e com o comando trim apagámos a parte negativa da curva e a xline à direita e à esquerda para criar um eixo de rotação. Utilizando os comandos surftab1 30, surftab2 10, revsurf selecionando a meia curva, o eixo de revolução e o ângulo 360, com o 3dorbit foi possível visualizar a seguinte imagem.



Para o exercício da próxima aula inserimos a imagem da UHouse de Toyo Ito num novo ficheiro de AutoCAD e criámos 2 layers: imagem (cor branca); linhas auxiliares (cor vermelha).




Voltar